Adesão

R$ 100,00. Foi o preço do ingresso para o jantar de adesão à campanha de Waldez, oferecido durante a visita do ministro Paulo Bernardo da Silva (Planejamento, Orçamento e Gestão) ao Amapá, ontem, na Toca da Onça. O dinheiro arrecadado vai para a campanha eleitoral do PT e do PDT, que no Amapá apostam na reeleição de Waldez Góes.

Risco na avenida

A Urbam, EMTU ou Detran precisam passar na Av. Marcílio Dias, em frente à sede da Escola de Samba Solidariedade, para observar o perigo que apresenta uma carcaça de carro ale-górico que a agremiação deixou no meio da rua.

Um fato idêntico causou a morte de um motorista, no Sambódromo.

 

Ministro de Lula em pré-campanha no Amapá

Uma coisa ficou clara na visita do ministro Paulo Bernardo da Silva (Planejamento, Orçamento e Gestão) ao Amapá: ele veio alinhavar apoio das li-deranças políticas locais - e oferecer também - ao chefe dele, o presidente Lula.

Em Macapá, Bernardo se avistou com o governador Waldez Góes (PDT) e recebeu os prefeitos petistas João Henrique (Macapá), Antonio Nogueira (Santana) e Francimar Santos (Serra do Navio).

Conversou também com gente do PMDB e PCdoB.

 

“Só milagre viabiliza candidatura”, diz Garotinho

Pela primeira vez desde que começaram as denúncias de irregularidades sobre as doações para sua pré-campanha à Presidência, o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, admitiu que sua candidatura não é mais viável. "Eu não tenho mais ilusão. Minha candidatura, só um milagre", disse ele em entrevista à radio Tupi ontem de manhã, para em seguida acrescentar: "porque atingiram o objetivo, me encheram de denúncias, anteciparam a convenção, onde vão di-zer que eu caí nas pesquisas e por isso não posso ser candidato". Garotinho atribuiu as denúncias a uma estratégia usada por seus inimigos para lhe destruir.

Os Cabuçus

 “Os Cabuçus” Lurdico e Vardico se apresentam hoje e amanhã no Teatro das Bacabeiras, a partir das 21h, com a peça “Um Dia Daqueles”.

O espetáculo é proibido para menores de 14 anos.

A dupla garante que o show presta. Os Cabuçus são os artistas que mais espetáculos e comerciais fazem no Amapá.

Lurdico e Vardico vão aparecer também na novela da TV Tucuju “Mãe do Rio”, que estréia fim do mês.

 

Na disputa

Ex-governador por duas vezes, ex-prefeito, ex-deputado constituinte e atualmente vereador, Annibal Barcellos (PSL) vai tentar voltar à Câmara Fede-ral.

Beirando os 90 anos, o “Comandante” está fazendo valer a máxima - atribuída a ele mesmo - de que “ainda vai pegar na alça do caixão de muita gente”.

Nem mesmo as duas cirurgias no cérebro o afastaram da idéia de lançar-se candidato a deputado federal este ano.

 

Maranhão mais pobre e analfabeto

Os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país estão no Maranhão, que ocupa a incômoda posição de unidade mais pobre da Fe-deração, de acordo com o Censo 2002.

Uma pesquisa recente mostra que mais de 60% da população do estado é miserável, vive abaixo da linha da pobreza e possui elevado índice de analfabetismo.

Isso explica a desenfreada migração de maranhenses - até os idos de 70, para as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Com a abertura de mega-empreendimentos agropastoris na Amazônia, de 80 para cá o alvo dos migrantes é o Norte.

Operação Sanguessuga

Foram presos ontem (4), em Macapá, durante a Operação Sanguessuga da PF, os assessores parlamentares Erick Lucena  e Pedro Braga (chefe de gabinete do deputado Eduardo Seabra).

Os dois presos são acusados de fraude com dinheiro do SUS, envolvendo negócios dirigidos com equipamentos hospitalares.

 

PT dividido

Chuveu chumbo grosso ontem, nos arraiais petistas. Tudo por conta de uma entrevista que o ex-deputado federal Lourival Freitas (PT) concedeu ao jornalista Reginaldo Borges, onde criticou a aliança que Dalva Figueiredo fez com o governador Waldez Góes.

- Foi uma decisão equivocada - asseverou Freitas.

 

PL expulsa Bispo Rodrigues, preso pela PF

O presidente em exercício do PL, Alfredo Nascimento, decidiu expulsar o ex-deputado Carlos Rodrigues, do PL do Rio de Janeiro, que foi preso ontem durante a Operação Sanguessuga, que investiga o esquema de liberação de emendas para a compra de ambulâncias superfaturadas. Acusado no escândalo do mensalão, Bispo Rodrigues havia renunciado ao mandato para evitar a cassação. Nascimento também decretou intervenção nacional no diretório do PL no Rio de Janeiro e indicou Sérgio Tâmer como interventor.

Greve de fome de Garotinho constrange PMDB

A greve de fome do pré-candidato à Presidência da República pelo PMDB, Anthony Garotinho, é "constrangedor", disse hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Garotinho está sem comer desde domingo, na tentantiva de conseguir espaço em órgãos da grande mídia e o acompanhamento das eleição brasileira por organismos internacionais. O ministro Costa observou que não há censura na imprensa brasileira e que o ex-governador do Rio deveria responder às acusações sobre irre-gularidades em doações para a sua pré-campanha. "Se ele tem alguma coisa a reclamar da imprensa, ele tem espaço. Não adianta fazer greve de fome achando que as pessoas vão se penalizar. Nós queremos respostas", afirmou o ministro.

Rasgando a Carta

Inconformado com a demissão do jornalista Volney Oliveira, presidente do Sindicato dos Jornalistas, pela TV Amapá, o deputado estadual Randolfe Rodrigues (PSOL) rasgou um exemplar da Constituição Federal, durante discurso na Assembléia Legislativa, alegando que a empresa demissora estava infrigindo a lei maior.

Operação Cheiro Verde

Depois das operações Pororoca, Argus e agora, a Sanguessuga - todas desferidas contra políticos, empresários, funcionários públicos e traficantes locais -, nos próximos dias a polícia deve desencadear a Operação Cheiro Verde, que preende investigar superfaturamento em produtos vendidos a uma prefeitura amapaense.

A extrema direita prepara uma verdadeira devassa na vida de algumas pessoas ligadas ao esquema, que funcionou durante vários anos, e envolvia secretarias municipais e até o gabinete da referida prefeitura. O caso corre em se-gredo de Justiça.

 

Coveiro oferece enterro de graça para Garotinho

O empresário Arany Marchetti, dono de uma funerária em Sorocaba, a 92 km de São Paulo, ofereceu um "enterro" de graça ao ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, que está em greve de fome para protestar contra acusações de irre-gularidades em doações de campanha.

Marchetti mandou confeccionar faixas com mensagens de pesar, duas coroas de flores e colocou um caixão modelo luxo numa das salas do principal velório da funerária Ossel, na região central de Sorocaba. Dentro da urna, pôs um boneco com a cara do político. Segundo o empresário, as despesas do enterro vão ficar por conta da sua funerária.

Avant premier

A telenovela “Mãe do Rio”, produção da TV Tucuju para um texto do jornalista Joseli Dias, vai ter sua avant premier no dia 28 (domingo), no Teatro das Bacabeiras.

Ministros de Estado, governadores de estados da região norte, imprensa nacional, todos estarão em Macapá para assitir ao primeiro capítulo da novela.

 

Coisa de “garotinho”

Ninguém - nem mesmo o PMDB - entendeu bulhufas da inusitada greve de fome do pré-candidato à Presidência Anthony Garotinho. Como o próprio sobrenome diz, foi uma coisa de “garotinho” birrento que, ao primeiro sinal de contrariedade dos coleguinhas, vira o beiço e passa a fazer travessuras. Quem precisa de um presidente desses?

PMDB quer lançar candidatura própria ao governo

Os peemedebistas ligados ao senador Gilvam Borges se reuniram neste fim de semana para deliberar sobre a possibilidade do PMDB lançar candidatura própria à sucessão de Waldez Góes.

Chegaram à conclusão que sim. O PMDB deve lançar candidato ao Setentrião. No caso, o próprio Gilvam. O barbudo pediu um tempo para decidir: duas semanas.

Nos bastidores, os peemedebistas admitem que a atitude é um balão de ensaio para forçar Waldez a nomeá-los ao segundo e terceiro escalões.

 

Waldez e Capiberibe repetem dobradinha de 98

O pleito deste ano pode repetir a dobradinha Capi-Waldez que se verificou nas eleições de 98, com o candidato do PSB levando a melhor.

Agora, os papéis se inverteram: Waldez é o governador e Capi é o candidato avulso.

Para chegarem ao segundo turno, caso nenhum deles alcance 51% dos votos mais um, Waldez e Capiberibe terão de passar por Papaléo Paes (PSDB), Lucas Barreto (PTB), Dorinaldo Malafaia (P-SOL), Eury Farias (PCB) e Joinvile Frota (PSTU).

É que a lista da sucessão aumenta a cada dia, e vai faltar espaço para “anotar” tantos nomes de candidatos ao governo, na urna eletrônica.

 

Recital poético cidadão

O grupo teatral “Abeporá das Palavras” faz recital poético “Eu faço a diferença?”, hoje (4), no Teatro das Bacabeiras. O espetáculo começa às 20h. Os ingressos custam R$ 3,00. (9122-0802 e 3241-5902).

Nota de repúdio

A diretoria do Sindicato dos Jorna-listas Profissionais do Amapá (Sindjor) repudia a atitude arbitrária e antidemocrática da direção da Rede Amazônica de Rádio e Televisão (TV Amapá), que demitiu nesta terça-feira o jornalista Volney Oliveira, presidente da entidade sindical.

A medida tomada pela direção da emissora trata-se de uma retaliação em função da atividade sindical exercida pelo presidente. O ato é grave, e demon-stra a intolerância e a incapacidade de convivência harmoniosa da empresa com a entidade sindical combativa e, efetivamente, representativa da categoria.

A decisão fere direitos e atenta contra a livre organização sindical dos trabalhadores.

A DIREÇÃO

 

Prefeito manda acabar com sessões itinerantes

Moradores da periferia e dos distritos do interior que estavam aguardando a rea-lização das sessões itinerantes da Câmara Municipal de Macapá, vão ter que esperar até depois das eleições. É que o vereador Alceu Filho (PTB) resolveu pedir o adiamento das sessões itinerantes por sete meses, alegando que os trabalhos da pré-campanha eleitoral prejudicariam o andamento delas.

Na verdade, foi o prefeito que sugeriu o requerimento (verbal) aprovado por 7 votos a 4. Votaram pelo fim das sessões: Alceu Filho, Maria Góes, Antonio Grilo, Pastor Oliveira, Walter Vieira, Jean do Nae e Rilton Amanajás. Pela continuação delas, votaram: Annibal Barcellos, Clécio Luis, Dilson Ferreira e Moisés Alcolumbre.

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, AMAPA, MACAPA, PERPETUO SOCORRO, Homem, de 36 a 45 anos, French, English, Livros, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: