Comida e birita

Será neste dia 6, segunda-feira, a ce-rimônia de fundação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional do Amapá, na sede da Domestilar, às 20h30.

Síndrome de vice

Dito por uma fonte do PT local: “Se o presidente (Lula) decidir, o partido vai apoiar Waldez na reeleição, desde que possa indicar o vice, no caso, Dalva Figueiredo”.

Falando difícil

Um promotor de Justiça, analisando pedido de liberdade de um preso acusado de atentado violento ao pudor, cuja vítima estava porre juntamente com o acusado, concluiu dizendo: "MM. Juiz, em conclusão, este órgão pugna pela liberdade do acusado, pois o orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea da vítima em alto grau etílico,deixa de estar em consonância com os ditames referentes ao direito individual de propriedade". Ou seja, o juiz deveria determinar a liberdade do preso porque "c... de porre não tem dono."

Mercado infantil

Menores entre 6 e 15 anos de idade estão sendo explorados por donos de barraquinhas e quiosques localizados na orla da cidade. Eles obrigam os menores a vender amendoim e outras guloseimas noite adentro.

Com a palavra, o Conselho Tutelar.

Mudanças

A EMTU vai promover mudanças no trânsito da cidade, a partir de agosto. Os engenheiros da empresa ainda estão em fase de planejamento, mas já se sabe que as avenidas FAB e Raimundo Álvares da Costa terão o tráfego mudado. Provavelmente, serão de mão única - a Raimundo Álvares já é.

Também serão construídas passarelas exclusivas para ônibus e pedestres, e as calçadas serão niveladas para facilitar a entrada e saída de passageiros nos ônibus.

Namoro político

Depois que Sarney fez desmentido sobre haver convidado Feijão para a primeira suplência dele ao Senado, agora foi a vez do PSB ir ao foco, propondo apoio político a Lucas Barreto, se Capiberibe não sair à governança.

Férias

Com as férias chegando ao fim, os moradores de Macapá têm procurado alternativas mais baratas de lazer nos fins de semana: os balneários do interior. Ferreira Gomes e Pacuí são os mais procurados.

Descarrego

Adeptos da Igreja Universal preparam uma mega-sessão de descarrego para o dia 26 de fevereiro, no ginásio Avertino Ramos, a partir das 6 horas da tarde.

O culto, intitulado “A Família ao Pé da Cruz”, terá a presença do tele-evangelista Bispo Edir Macedo.

Point

A Praça do Barão, quem diria, tomou das praças Beira-Rio e Zagury (juntas) o título de point do momento. Pelo menos nas noites de terças e quintas-feiras, a pracinha fica lotada de carri-nhos de sanduíches, pipoqueiros e, claro, atletas de queimada.

Em Macapá

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) está em Macapá desde ontem. Segundo a assessoria do senador, ele veio para visitar suas bases eleitorais e ali-nhavar alianças políticas.

Aldo Rebelo

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB), vem a Macapá no próximo sábado, 4, dia do aniversário da cidade. Macapá vai completar 248 e Rebelo vem ajudar a festejar a data.

A farra das ambulâncias

O MPE tem que fiscalizar outras unidades de saúde do interior que, a exemplo da de Calçoene, também oferecem risco à saúde da população. E os veículos à disposição delas são usados até para a colheita de açaí, manga, na pesca e até no lazer dominical.

Listão

Aos poucos, a lista de pré-candidatos ao Senado vai engrossando. O PSB já definiu o nome de Cristina Almeida (Incra). O PMDB vai de Sarney, que declarou-se candidato quarta-feira. O PP deve indicar o nome de Pedro Paulo Dias de Carvalho, o vice-governador.

Listão

Aos poucos, a lista de pré-candidatos ao Senado vai engrossando. O PSB já definiu o nome de Cristina Almeida (Incra). O PMDB vai de Sarney, que declarou-se candidato quarta-feira. O PP deve indicar o nome de Pedro Paulo Dias de Carvalho, o vice-governador.

Adultério político

A derrubada da verticalização deixou o caminho livre, nos estados, para as relações políticas mais espúrias, lascivas e promíscuas. Para usar um termo bem teológico nesse contexto, já que no Brasil todos se declaram crentes ou católicos - cristãos, em última análise -, os partidos e seus caciques ganharam autorização para adulterar politicamente, ou seja, sair com a garota (partido) dos outros.

No Amapá, a temporada de assédios já começou.

Entre nós

A Opus Dei, uma confissão ou ordem religiosa disfarçada, tem um projeto ideológico para conquistar o poder através da lavagem cerebral de seus adeptos, usando a mídia. E está entre nós.

Chegou ao Brasil pelas mãos de alguns pseudo-jornalistas e magnatas das Comunicações. Agora, estende suas ra-mificações perniciosas para plagas mais distantes: Macapá.

Entre nós

A Opus Dei, uma confissão ou ordem religiosa disfarçada, tem um projeto ideológico para conquistar o poder através da lavagem cerebral de seus adeptos, usando a mídia. E está entre nós.

Chegou ao Brasil pelas mãos de alguns pseudo-jornalistas e magnatas das Comunicações. Agora, estende suas ra-mificações perniciosas para plagas mais distantes: Macapá.

Prata da casa

A gravadora SM Records, do produtor cultural Raul Silva (Saudosa Maloca) bateu um record interessante: em menos de 18 meses já produziu nada menos que 70 títulos de cantores regio-nais.

E a metodologia usada é simples: o cantor chega lá apenas com o “demo” (aquele CD original) e ganha a produção completa pagando somente R$ 5 por CD.

Os queridinhos

Fala-se à boca-pequena que o Setentrião já teria definido sua trinca para a Câmara Federal: Jurandil Juarez, Gervásio Oliveira e Sebastião Rocha.

Claro, coisa que brota da efervescência política atual.

Queimadão

Os adeptos do “queimadão” são tantos que já deu para formar quatro times completos. E os nomes são dos mais pitorescos: As Caralhetes, Os Gladiadores, Lotus Templo e Os Guarás.

Revelações

O Queimadão da Paz, jogo de queimada de equipes formadas por gays e tiltes, na Praça do Barão, está mais frequentado do que nunca. Às trerças e quintas-feiras, depois das 10h da noite, radialistas, jornalistas, empresários e políticos aparecem por lá para provar que não têm preconceito algum.

Qualquer um

O PT local abriu as pernas para as coligações. Venham de onde vier. Antes tido como um partido que primava pela ética e pela ideologia, agora a compa-nheirada já admite ampliar seu arco de aliança para a extrema direita (PP e PTB) até a esquerda (P-SOL).

Ela era feliz e não sabia

A ex-governadora Dalva Figueiredo, em entrevista a uma rádio local, deixou escapar uma pontinha de saudade do ex-companheiro Randolfe Rodrigues. “Ele oxigenava o debate”, capitulou.

Olha a faca!!!

O Bope encontrou três facas do tipo “peixeira”em celas da penitenciária. Foi durante revista que a tropa de choque da PM fez nesta quinta-feira à tarde, nos pavilhões do presídio. A revista terminou às 9h30 da noite.

Viadagem

- Isso é coisa de Fashion Week, não de futebol - disparou Leão.- Ela tem duas cores e, quando chutada, fica dégradé. Coisa de viado. Leão também não gostou da leveza do material. O caso está sendo encarado como preconceito.

Bola bicolor

“Tem mais uma coisa que eu quero falar...”, disse o técnico do Palmeiras, Émerson Leão. Ele teceu duras críticas à nova bola oficial da Libertadores, fabricada pela Nike. A bola chama a atenção por ser leve e bicolor: metade branca, metade amarela.

Como um brejo

APromotoria de Defesa do Cidadão fez uma vistoria no Hospital de Calçoene e descobriu - pasme! - que aquela unidade de saúde oferece risco para a saúde dos pacientes.

A sala de esterilização - lugar que deveria ser o mais limpo possível - estava como um brejo: além da sujeira total, habitantes nada convencionais: dois sapos cururu dividiam o espaço com médicos e enfermeiros.

Cultura

Uma cerimônia vai marcar hoje, 26, o repasse de dinheiro para as ONGs que trabalham com marabaixo, batuque, zimba e çairê. Não se sabe de quanto será o repasse, mas o convênio foi firmado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para o Afrodescendente.

Comunidades negras de vários municípios vão trazer suas caravanas para o evento.

Apadrinhados

O Juizado da Infância e Juventude, da Comarca de Macapá, divulgou ontem o resultao de seu projeto de apadri-nhamento, executado em parceria com instituições que trabalham na proteção de crianças e adolescentes. Segundo o Juizado, das 49 crianças e adolescentes internadas nessas instituições, apenas 20 possuem padrinhos que as levam para programas fora das casas-abrigos.

Transferência

Doze presos da Penitenciária de Macapá foram transferidos ontem de madrugada para a 6ª Delegacia de Polícia, no bairro do Trem. É que havia a suspeita de que os demais detentos planejavam assassiná-los.

Revista

Tropas do Bope-PM entraram ontem nos pavilhões da penitenciária para uma operação “pente-fino”. O objetivo era encontrar instrumentos que pudessem ser usados em possíveis rebeliões.

Vela de oricuri

Um vela de oricuri pode ser a salvação para evitar o carapanã da malária. É o que diz o Iepa. Empresários locais já estão interessados na produção do repelente natural. No passado, a FioCruz veio a Macapá para conhecer uma vela de andiroba e acabou patenteando o invento como se fosse descoberta dela.

Sem cobaias

O diretor-presidente do Iepa, Bene-dito Rabelo, negou ontem que o instituto esteja apoiando qualquer tipo de experiência científica com o uso de cobaias humanas. Segundo ele, as pesquisas do Iepa não têm esse perfil.

Fantasias

As detentas da Penitenciária Feminina não vão desfilar no Sambódromo, mas terão participação no carnaval deste ano. Dez delas estão costurando as fantasias da Escola Maracatu da favela.

Direita, volver!

O presidente regional do PCdoB, Luiz Pingarilho, disse ontem à coluna que o projeto do partido para as próximas eleições, no Amapá, inclui  Waldez e Sarney. “Waldez tem dito que vai apoiar Lula, e nisso estamos de acordo”, frisou.

 Regalias

...que ocorre normalmente às 16h. Mas a sessão poderá ser cancelada na quinta-feira para permitir que Palocci fale mais cedo aos senadores sobre  CPI.

Depoimento

Finalmente o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, vai depor na CPI dos Bingos na próxima quinta-feira. O depoimento de-verá ocorrer após a sessão plenária do Senado...

Canibalismo

Uma patrulha da Polícia Militar resolveu perseguir um motoqueiro que trafegava à toda velocidade com duas pessoas na garupa da moto.

O imprudente motociclista resolveu desobedecer à ordem de parar, da polícia, e foi perseguido pelos PMs.

Na casa onde a moto parou, a confusão: os policiais foram desacatados e uma das “caronas” mordeu o braço do guarda. Resultado: todo mundo foi levado preso.

O protesto de Fidel

O presidente Fidel Castro (Cuba) mandou centenas de milhares de manifestantes cubanos passarem diante da missão norte-americana em Havana para protestar contra o telão de 1,5 metro de altura que divulga mensagens de defesa dos direitos humanos pelas janelas da missão. Castro acusou Bush de fazer provocação para criar uma nova crise entre Havana e Washington.

Só mais tarde

Só em abril ou maio é que Lula vai decidir se paga o salário mínimo de R$ 350 para os brasileiros. Por enquanto, o presidente quer curtir os últimos números da pesquisa Ibope que o coloca - pela primeira vez desde agosto - com uma ameaça ao sonho tucano de retornar à Presidência pelas mãos de José Serra. Lula não quer nem ouvir falar em reajuste do mínimo.

Graduados

Uma presidiária do sistema semi-aberto fugiu ontem da Penitenciária Fe-minina. Ela estava com uniforme e tudo. Ela não foi perturbada pelos guardas de plantão, que alegaram ser graduados - cabos - e não podiam ir pra guarita.

Conlutas

A Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), é a mais nova central sindical a desembarcar por aqui. Vai fazer frente à CUT e à Força Sindical, ditas “pelegas”. Já são 11 os sindicatos filiados.

Acidente

Nenhum dos 4 brasileiros mortos em acidente de ônibus, terça-feira, perto da cidade de Arequipa, no sul do Peru, era de Macapá. O destino final da viagem era a Venezuela, onde os jovens parti-cipariam do Fórum Social Mundial, em 29 de janeiro. Uma caranava de Macapá vai participar do evento.

Sem férias

O desembargador Higino Cinacchi Júnior, do Tribunal Regional Federal (TRF), decidiu proibir a viagem a Paris do ex-prefeito Paulo Maluf e de sua mu-lher, Sylvia, que estaria estressada. “A decisão é arbitrária”, reagiu Maluf.

Greve

Confirmado. Os motoristas e cobradores de ônibus vão mesmo entrar em greve no próximo dia 8 de fevereiro. Isso, se o Sindicato dos Rodoviários não conseguir acordo com os patrões.

Greve

Confirmado. Os motoristas e cobradores de ônibus vão mesmo entrar em greve no próximo dia 8 de fevereiro. Isso, se o Sindicato dos Rodoviários não conseguir acordo com os patrões.

Hipocrisia

Depois que todo mundo recebeu mensalão e mensalinho, agora tem gente querendo delatar os concorrentes. Pode?!

Ontem, o Ministério Público Esta-dual ficou de ouvir as explicações de alguns jornalistas sobre o assunto.

Aprovação

O relatório completo da pesquisa mostra que a maneira de Lula governar foi aprovada por 49 por cento dos entrevistados, entre 12 e 16 de janeiro, e reprovada por 44%.

Avaliação

Os indicadores de avaliação do presidente Lula e do governo voltaram a ser positivos, de acordo com a última pesquisa do Ibope, o que não ocorria desde julho de 2005...

Salário mínimo

A partir de hoje o Congresso Nacional começa a discutir, de fato, o piso para o novo salário mínimo, que entra em vigor dia 1º de maio. Nesta quarta-feira, 25, deputados e senadores ouvem os ministros do Trabalho e da Previdência Social sobre o lastro que o Governo Federal tem para aumentar o mínimo e não quebrar a Previdência. Hoje, também, o presidente Lula promete definir a proposta do Executivo para o tal reajuste. Deve ficar em torno de R$ 350,00.

Sem fome

Será lançado hoje, em Macapá, o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad). A proposta é ampliar a produção e o consumo de produtos agro-alimentares através do apoio à agricultura familiar.

O lançamento do projeto acontece no auditório Multimídia do CRDS, a partir das 8h. De início, serão beneficiadas 70 famílias de 7 municípios.

Adiamento

O lançamento da nave Soyuz TMA-8 que em 22 março devia levar ao espaço a nova tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) e o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, foi adiado em uma semana por razões técnicas. O lançamento foi adiado para 30 de março. Foram detectados defeitos em em aparelhos dos sistemas de controle e é preciso tempo para substitui-los.

Boa notícia

Pela primeira vez em sua história, o Centro de Voluntariado da Amazônia detectou a diminuição no índice de pessoas mutiladas em acidentes com embarcações na região. O escalpelamento é o principal problema verificado.

Invasão

Um líder de sem-teto de Macapá avisou semana passada que vai, sim, invadir um terreno que a prefeitura liberou para a construção dos barracões das escolas de samba, ao lado do Sambódromo.

Hajamor!!!

Está na fase final de preparação de fantasias o bloco ambientalista “Hajamor!!!” Este ano, os ecologistas falarão sobre o maior rio do planeta, o Amazonas, e sua relação com a cidade de Macapá. O Hajamor!!! é único bloco que faz a festa nos três circuitos: Beira-Rio, Sambódromo e A Banda.

Palmatória aposentada

Se for aprovado no Senado, como foi na Câmara, um projeto vai banir definitivamente dos lares brasileiros, o instituto da correção dos pais aos seus filhos. Vai virar crime os pais baterem em crianças e adolescentes.

Engraçadinho

O novo presidente da Bolívia, Evo Morales, primeiro índio a ascender à Presidência do País, agora quer adotar metidas consideradas impopulares pela comunidade indígena boliviana.

Concurso

Começam nesta sexta-feira, 27, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Ferreira Gomes. Há muitas vagas, mas os salários não são nadas atrativos. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira.

[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, AMAPA, MACAPA, PERPETUO SOCORRO, Homem, de 36 a 45 anos, French, English, Livros, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: