Fórum Social sai do Brasil

O Fórum Social Mundial vai ganhar o mundo neste ano e sair de Porto Alegre (RS) para três capitais, na América, na Ásia e na África, mas não vai se afastar da crise política brasileira.

Coisa feia

Continua feia a coisa pros lados do pessoal que andou usando ribeirinhos incautos como “iscas” humanas numa experiência sobre malária. A Polícia Fe-deral apreendeu farto material sobre o caso, ontem.

A face do mau

O ministro de Estado, Interior e do Ordenamento Territorial da França, Nicolas Sarkozy, está sendo "pintado" nos Departamentos de Ultra-Mar da França - as colônias - como a personificação do Capeta.

É que o tal de Sarkozy, que tem verdadeira ojeriza a imigrantes e seus descendentes, está fazendo de tudo para impedir que estrangeiros entre na Guiana Francesa. Mais: montou um verdadeiro esquema de humilhação aos guianenses e franceses que retornam do Amapá.

Dentre as perguntas que têm de responder à polícia guianense, estão: quais os lugares em que o (a) senhor (a) esteve? Com quem o (a) senhor (a) esteve?

Ah! e o Governo Francês resolveu limitar a gastança dos seus cidadãos. Agora, o limite para compras no Amapá não pode exceder os 500 Euros, algo em torno de R$ 1,4 mil.

A cidade de Oiapoque já está sentindo o efeito das ações do ministro Sarkozy - a Besta do Apocalipse, segundo se fala.

Álcool laranja

Desde ontem, os produtores e distribuidores de combustíveis de todo o País estão autorizados a adicionar corante laranja ao álcool anidro - aquele que é adicionado pelas distribuidoras à gasolina A, na proporção de 25%, para produção da gasolina C, comercializada pelos postos revendedores.

 

A mistura não vale para o álcool hidratado, que é usado sozinho como combustível nos carros, e que deve continuar apresentando a coloração branca (límpida). Se mudar de cor é porque foi adulterado

Engomando o paletó

Agora é pra valer. O secretário municipal de Ação Social de Macapá, Evandro Milhomen (PCdoB), o "Fuzil", vai mesmo assumir a vaga da deputada Janete Capiberibe (PSB), na Câmara Federal.

Se tudo der certo, o "Pezudo" senta na cadeira na quinta-feira, 19, já que as cinco sessões determinadas para o rito de vacância seja cumprido se encerram naquele dia. Janete já cumpriu uma sessão, e o recesso parlamentar acaba dia 15, ou seja, de segunda (16) em diante serão contadas mais quatro sessões.

Como em Hamelim

Os moradores do Loteamento Açaí estão pensando em contratar um tocador de flauta, igual ao da fábula de "Hamelim", do conto holandês, para acabar com os ratos que tomaram conta do bairro.

Além do risco de conviver com os roedores, o pessoal daquele bairro está ás voltas com a buraqueira nas ruas, lamaçal e matagal. Um verdadeiro inferno, segundo contam os próprios moradores.

Grilagem

O Incra rebateu as denúncias de um grupo de produtores rurais da região de "Ferreirinha", município de Ferreira Gomes, segundo as quais, o instituto estaria tentando socializar as terras deles com outras pessoas.

Segundo o Incra, trata-se de um grupo de latifundiários - os próprios produtores admitem isso - que estariam vendendo suas terras para pequenos agricultores.

O Incra instalou no local um assentamento federal.

Cubana em Macapá

A secretária-geral do Partido Comunista de Cuba, cujo nome nem o PCdoB de Macapá sabe, deve vir ao Amapá em março. A dirigente comunista virá ao Brasil para a Assembléia Nacional do PCdoB, e demonstrou interesse em conhecer os camaradas amapaenses, onde o Partido Comunista teve um extraordinário crescimento de 300% em um ano. Passou de 200 para 560 filiados.

Desinformação

Os investigadores do caso do navegador sueco Nils Bo Bergman, cujo corpo supostamente seria o de um homem encontrado em uma praia de Vila Macedônia, no Bailique, não vinham falando a mesma língua.

Por isso, o Governo chamou a imprensa ontem para uma coletiva a fim de afinar o discurso. Resultado: o exame de DNA feito nos três supostos filhos de Bergman deu negativo para a parternidade.

Das três uma: ou o navegador não é o pai biológico dos rapazes, ou o material enviado para exame, pela Polícia Técnica, era de outro cadáver. Ou, ainda, o corpo encontrado não era mesmo o do navegador.

Desinformação

Os investigadores do caso do navegador sueco Nils Bo Bergman, cujo corpo supostamente seria o de um homem encontrado em uma praia de Vila Macedônia, no Bailique, não vinham falando a mesma língua.

Por isso, o Governo chamou a imprensa ontem para uma coletiva a fim de afinar o discurso. Resultado: o exame de DNA feito nos três supostos filhos de Bergman deu negativo para a parternidade.

Das três uma: ou o navegador não é o pai biológico dos rapazes, ou o material enviado para exame, pela Polícia Técnica, era de outro cadáver. Ou, ainda, o corpo encontrado não era mesmo o do navegador.

Caducidade

Familiares das vítimas do naufrágio do barco Novo Amapá, cuja tragédia completou ontem 25 anos, não acreditam mais em indenizações. Segundo alguns advogados, o crime já prescreveu.

Um dos indiciados no Inquérito Policial, o comandante do barco Alvanir Filho Pinto, o "Baixinho", mora hoje em um sítio no município de Mazagão, onde tenta vencer o vício do alcoolismo.

Na época, Baixinho chegou a ser preso no quartel da PM, mas depois ganhou liberdade. Desde a última audiência da qual participou sobre o caso, na cidade de Gurupá (PA), Alvanir não foi mais visto.

O Trem é isto!

Para quem não sabe, o Trem é o penta-campeão da Amazônia e pode se classificar por antecipação contra o fortíssimo time do Botafogo (Rio), hoje, às 4 horas da tarde, em Osasco. O time macapaense pode perder até por 2 a 1 que estará classificado para as Oitavas de Final da Copa SP de Futebol Júnior.

Sobre a vitória na estréia, o técnico Vítor Jaime deu o seguinte depoimento aos jogadores: "Nós não ganhamos nada. A gente apenas passou uma etapa".

O jogo de hoje pode ser a definição da Chave B da competição.

Você conhece o Trem?

Como resposta aos cronistas esportivos do Sul do País, que fizeram pouco caso da equipe do Trem Desportivo Clube, de Macapá, ao ponto de publicarem comentários preconceituosos do tipo "Você conhece o Trem?", a equipe rubro-negra macapaense enfiou 3 a 1 no time do Osasco, na estréia pela Copa SP.

Caso idêntico aconteceu com o presidente do Flamengo, Márcio Braga, ironizando o corintiano Tevez. Ao ser indagado se o Fla temia o matador argentino, Braga saiu-se com esta: "Tevez? Quem é Tevez? É alguma marca de remédio?". Ao que o jogador, do alto de sua humildade, respondeu em campo marcando três gols.

No final da partida, respondeu ao presidente: "Agora o se-nhor sabe quem é Tevez. Soy yo!", disse.

Obras

O presidente Lula planeja, neste ano eleitoral, fazer obras de infra-estrutura nas áreas de energia, rodovias e ferrovias. Com dinheiro de bancos estatais e dos fundos de pensão, o governo pretende montar seu portfólio de obras.

Olericultura

A Prefeitura de Macapá começou ontem, 4, a implantação de hortas caseiras e escolares em comunidades rurais do município. O financiamento do projeto é do Ministério do Desenvolvimento Social, e visa melhorar os hábitos alimentares do povo.

Novo Amapá

Amanhã, 6 de janeiro, marca os 25 anos da tragédia com o barco "Novo Amapá", onde mais de 500 pessoas (os números nunca foram exatos) perderam a vida.

Foi o maior desastre fluvial de que se tem notícia na Amazônia.

Passadas mais de duas décadas, ninguém foi responsabilizado pela tragédia.

O Novo Amapá, inclusive, foi recuperado e voltou a navegar e, dizem, a se envolver em novo naufrágio com vítimas fatais, anos depois.

Um dos donos do barco acabou também sendo uma das vítimas do acidente.

O Novo Amapá afundou depois de se chocar com um tronco de árvore nas imediações de Cajari, na foz do Rio Jari, na madrugada de 6 de janeiro de 1981, quando fazia linha normal entre Santana e Beiradão (atual Laranjal do Jari).

Os números

A inflação brasileira fechou 2005 em 5,7%, com previsão de 4,5% em 2006. A economia, que desacelerou de 4,9% para 2,6% em 2005, pode crescer 4% este ano. O mercado financeiro aposta em 3,5%. Já as exportações, com o enfraquecimento do Dólar, teve alta de 12,6%.

Os números merecem mais do que festejos. Necessitam de análise séria e resposnável.

Sem-teto

Deve demorar pelo menos um ano para que os sem-teto que invadiram uma área de ressaca no bairro Renascer, ga-nhem seus lotes de terras.

É a previsão feita pelo governador Waldez Góes, que pretende, segundo prometeu ontem, entregar os lotes totalmente urbanizados, com arruamento, redes de água, luz e telefone, além de um cinturão asfáltico e escola.

Desculpas

O sub-relator de Normas de Combate à Corrupção da CPI dos Correios, deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS),disse que "...se alguém tem de pedir desculpas, esse alguém é o presidente Lula". "Foi no Governo dele que estourou o maior escândalo de corrupção no País. Não acredito que ele no sabia de nada", jactou-se Onyx.

Até aí, tudo bem. Mas, e durante o Governo  FHC? Não estourou em escândalo semelhante também? O que fizeram a Câmara e o Senado, na ocasião? Onde estava Onyx Lorenzoni que nada fez? E as CPI's, foram silenciadas por que?

Carestia

O macapaense vai terminar a primeira semana do ano pagando mais caro pela gasolina. No Centro-Sul, o combustível já foi vendido mais caro, desde ontem.

Em Macapá, o Sindpetro (Sindicato dos Donos de Postos de Combustível) alega que enquantro durarem os estoques os preços serão mantidos. Será?

Recordista

A vereadora Helena Guerra (PP), que já carregava o recorde de parlamentar com mais tempo de mandato em atividade, agora superou a própria marca. Em 2005 foi a que mais proposituras fez na Câmara Municipal de Macapá. Foram um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, três Projetos de Lei, 21 Projetos de Decreto Legislativo, 350 Requerimentos e 314 Indicações. Além disso, ainda encontrou tempo para 51 pronunciamentos em Comunicações Parlamentares (uma média de um por semana) e falou 31 vezes em Explicações Pessoais. Haja fôlego!

Pesquisa

O pesquisador Allan Kardec - aquele do caso das "iscas" humanas - entregou ontem seu polêmico projeto de pesquisa para que técnicos do Iepa possam analisar.

Foi durante reunião com o Comitê de Ética e Pesquisa do instituto, às 15h, na Casa da Leitura do Iepa.

Hoje, chegam a Macapá os técnicos do Ministério da Saúde que vão investigar o caso das cobaias humanas. Eles vêm acompanhados do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que denunciou o caso no Congresso Nacional.

Anulação do concurso

Noventa professores aprovados em recente concurso público para lecionar em áreas indígenas de Oiapoque, ameaçam entrar na Justiça pedindo a anulação do concurso, caso não sejam aproveitados em alguma outra escola.

É que havia um acordo entre eles, a Sead e a Prog para que um novo Edital do concurso fosse publicado, a fim de reaproveitá-los, já que os índios só querem lecionando em suas aldeias professores-índios. E eles não são.

Para não ficarem sem emprego, o Governo sugeriu o aproveitamento deles em escolas fora das aldeias.

A Sead informou que o acordo foi desfeito e tudo voltou à estaca zero.

Cremação

A Polícia Civil do Amapá - leia-se: delegado Ronaldo Coelho - faz hoje a apresentação à imprensa do resultado final dos exames de DNA operados em amostras de sangue e tecidos do navegador suéco Bo Nils Bergman, que encontrou a morte na rota Macapá-Caiena (Guiana Francesa).

O corpo do sueco foi encontrado por pescadores nas imediações do arquipélago de Bailique, e enterrado como indigente. Depois, exumado e trazido para Macapá.

Agora, a família do "viking" quer que ele seja cremado em Belém (PA) e depois trasladado para a Suécia.!

Triste sina

Depois de encontrar a morte tragicamente numa viagem transoceânica, em Bailique, o sueco Bo Nils Bergman, 63, ganhou uma má-fama que vai acompanhá-lo pela eternidade: a de marido traído.

Pelo menos os exames de DNA feitos em amostras do cabelo do navegador e de seus três supostos filhos, revelaram duas coisas importantes: a primeira, que o corpo encontrado em Bailique é mesmo de Bergman; a segunda, e mais intrigante: ele não era o pai biológico dos próprios filhos. Ninguém merece!

Júri Popular

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou terça-feira (3) que a CPI passa, na realidade, por um júri popular.

Para Serraglio, não serão advogados, autoridades ou o relatório final que convencerão as pessoas sobre as conclusões das investigações, mas a própria população, pelo que está vendo ao acompanhar os trabalhos das comissões parlamentares de inquérito, transmitidos pelas emissoras de rádio e TV.

Lula entende que não se trata de Júri Popular e, sim de julgamento sumário, as denúncias da imprensa sobre casos de corrupção em seu Governo. Ele reclamou disso em entrrevista ao repórter Pedro Bial (Globo), no “Fantástico” de domingo, 1º.

 

Visto sexual

O Ministério do Interior britânico diz estar apurando um suposto esquema de corrupção em que funcionários do Serviço de Imigração daquele país estariam concedendo vistos em troca de sexo com imigrantes mulheres.

As acusações estão na reportagem do jornal britânico The Sun e são baseadas nos relatos de um ex-funcionário da divisão, chamado Anthony Pamnani.

Segundo o The Sun, Pamnani disse que funcionários do escritório da Imigração de Croydon, o principal centro de emissão de vistos do país, tinham uma preferência por mulheres brasileiras. Bastavam algumas insinuações com o corpo para as garotas conseguirem benefícios consulares.

Stand by

Em público, Lula diz que ainda não decidiu se será candidato à reeleição. Mas, privadamente, já  iniciou os entendimentos para compor a sua equipe de campanha. Nos dias que antecederam o Natal, o presidente pediu a algumas pessoas que evitassem assumir compromissos de longo prazo. Avisou que gostaria de contar com elas e disse que as chamaria para conversar depois do Rèveillon. 

 

Drama da vida real

Umas das atrizes da Globo mais cotada para posar nua na revista Sexy, em 2006, foi violentada sexualmente e morta em seu sitio, em Carapicuíba (SP).

Fotos tiradas no local do crime revelam o horror que a atriz sofreu. O legista que esteve no local afirmou que o criminoso não se contentou com o estupro vaginal. Foi encontrado esperma em suas nádegas e na boca da moça, cujo nome não foi revelado. A direção da emissora pensa em uma maneira de substituí-la na no-vela das oito. 

 

De novo?

O ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse que no governo Lula todos já consideram como certa a hipótese da candidatura do presidente à reeleição.

Wagner ressaltou, no entanto, que a decisão de disputar o pleito neste ano é pessoal de Lula. "O tempo é dele", afirmou.

A oposição acha que o Governo está entrando na campanha política antes do tempo determinado pela Justiça Eleitoral, e pro-mete entrar com representação contra Lula, no TSE.

Verba suspeita

O governo federal terá, neste ano de eleições, cerca de R$ 28 bilhões reservados para investimentos em seus projetos.

Mesmo sem a aprovação do Orçamento da União de 2006, que ainda tramita no Congresso, já podem ser gastos, desde segunda-feira, entre R$ 13 bilhões e R$ 14 bilhões previstos no Orçamento do ano passado mas que não foram utilizados.

Parlamentares do bloco de oposição a Lula, no Congresso, já pensam numa “conspiração” para apanhar o Governo em alguma manobra suspeita para liberação da verba.

O Palácio do Planalto responde que o dinheiro será gasto dentro da legalidade. 

 

Barrigada

Ao contrário do que mostrou a repórter Giuliana Morrone, da sucursal da Globo erm Brasília, no Jornal Nacional de segunda-feira, 2, dizendo que nenhum parlamentar se encontrava no trabalho, justificando sua reportagem com imagens de salas vazias e corredores sem parlamentares, pelo menos um parlamentar estava trabalhando no dia seguinte ao Dia de Ano: a senadora alagoana Heloísa Helena (P-SOL), que dava expediente normal na sala da CPI dos Correios. Helena estudava os documentos e processos, em conjunto com técnicos daquela comissão parlamentar de inquérito.

A assessoria da senadora quer que a jornalista se retrate da “barrigada”.

Bom pagador

O Governo brasileiro anunciou que, em 2005, quitou suas contas com Nações Unidas ao saldar dívidas que estavam atrasadas mais de uma década.

O Brasil, que aspira a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, pagou ao organismo US$ 135,1 milhões no ano passado, segundo disse o Itamaraty em comunicado.

Desinformado

 

Um teco-teco da PEC, empresa de táxi-aéreo de Belém (PA) fez um pouso forçado na BR-156, nesta segunda-feira (2), às 10h, próximo de Oiapoque. A aeronave fazia a rota Oiapoque Macapá. No Departamento de Aviação Civil (DAC) do aeroporto de Macapá, ninguém soube informar nada.

 

O DAC local sequer sabia da existência do avião, muito menos do incidente com ele.

 

 

Aposentadoria

 

O Projeto de Lei Complementar 302/05, do deputado João Magno (PT-MG), aumenta o valor da aposentadoria para quem tiver trabalhado sob condições especiais (prejudiciais à saúde ou à integridade física) durante período inferior a 15 anos e que, por isso, não tem direito a aposentadoria especial. O projeto também estabelece que, no caso de exposição a ruído, o uso de equipamento de proteção individual não descaracteriza o tempo de trabalho em condições especiais.

 

 

Indiretamente

 

A Câmara analisa um Projeto de Lei do deputado Ivo José (PT-MG), que permite às pessoas físicas o abatimento, no Imposto de Renda, de até 5% do total de tributos federais que incidirem nos produtos que comprar ou serviços que contratar.

 

O projeto obriga os fornecedores informem nas notas ou cupons fiscais os valores correspondentes ao IPI, à Cide, à Cofins e ao PIS/Pasep.
[ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, AMAPA, MACAPA, PERPETUO SOCORRO, Homem, de 36 a 45 anos, French, English, Livros, Cinema e vídeo
Outro -
Visitante número: